sexta-feira, 9 de setembro de 2011

a linguagem dá barato

"rio do mistério
que seria de mim
se me levassem a sério?"

Evite conhecimentos emprestados. Ele é um artifício da mente, quanto mais você estiver rodeado de conhecimento, mais difícil de encontrar seu coração. Fica difícil encontrar-te, você perdeu o contato com teu coração. Essas palavras ressoavam e incomodavam, estava difícil ficar bem porque ela gostava do barato das palavras, mas queria voltar a saber com o sentir. Ser tocada e transformada pela experiência, sem se defender. O conhecimento é uma paixão, é uma droga. O conhecimento lhe dá a alucinação de conhecer. Você começa a sentir que sabe; sabe porque pode argumentar; sabe porque tem a mente muito lógica e aguda.

Ele gritou:
- Não seja tola! A lógica nunca levou ninguém à Verdade.

Ela sorriu:
- Eu sei, mas eu gosto de pensar, faz sentir que sou importante e especial. Inteligente.

- Mas uma mente racional é apenas um jogo, todos os seus argumentos são pueris.

Ela fixou, então, o olhar, nunca tinha percebido como toda a lógica da razão-sem-experiência é pueril. É notório, pensou.

Ele continuou:
- A vida existe sem argumento algum e a Verdade não necessita de provas, necessita apenas do seu coração. Não de argumentos, mas do seu amor, da sua confiança, da sua disponibilidade para receber. Por isso que as pessoas temem a meditação, porque ela é a morte do ego, e o ego é apenas um falso conceito.

Ela vinha percebendo no seu dia a dia a inutilidade das palavras, tantas palavras vazias tornavam a vida superficial. A profundidade, ver além da palavra, a experiência trazia. Quando ela amou sentiu uma fusão, dois já não eram dois. Então ela soube; soube de um lugar que não era o lugar da razão. Era o do coração?

Abraçou-o demoradamente. Agradeceu-o pelos ensinamentos do Tantra e caminhou rumo à praia, com um sorriso no canto da boca, pensando no poema. Sentiu um alívio profundo, acho que na Alma, por lembrar de não se levar à serio e de que não era escrava da própria mente.

Um comentário:

Lucia disse...

filha querida
seu coração é seu guia
guia seu coração

beijos